quarta-feira, 20 de julho de 2011

Elfen Lied (Erufen Rito)

Elfen Lied (Erufen Rito)
Autoria: Lynn Okamoto
Também Conhecido por: ---
Géneros: Acção, Drama, Ficção científica, Seinen, Horror
Episódios: 13

Tema de Abertura:
            "Lilium" by Kumiko Noma

Tema de Encerramento:
            "Be Your Girl" by Chieko Kawabe

Sinopse:

A história se passa na cidade japonesa Kamakura, e começa com a fuga de Lucy, uma poderosa Diclonius Rainha (por ser naquele momento a única com o poder de reprodução através dos vectores), de uma ilha, um centro de pesquisas, fortemente protegido por gente armada, com uma instalação científica enorme.

Na tentativa de impedi-la, um sniper acaba acertando seu capacete e a derruba no mar. Depois ela é encontrada por Kouta e sua prima Yuka na praia da cidade, sem roupas, sem memória alguma, com comportamento de uma criança pequena e a única coisa que conseguia falar era "Nyuu".

Por ela só saber falar isso, eles acabam chamando-a de "Nyuu" mesmo. Depois ela acaba indo morar com Kouta, numa antiga pensão fechada, que ele havia alugado para morar enquanto estudava na universidade. Enquanto isso, o pessoal que trabalha no laboratório está desesperado atrás da Lucy, e enviam assassinos profissionais e outras Diclonius atrás dela.

Nota Pessoal:

Elfen Lied mostra ser uma grande experiência, não em termos lutas e as que existem não têm grande dimensão, mas sim em termos emotivos e psicológicos que é algo em GRANDE! 

A abordagem que engloba é no drama e na mente humana em detrimento de uma valorização na acção e nas intrínsecas sequências de lutas, tomando o lugar no Japão, em instalações isoladas, envolvendo experiencias á nova raça humana "Diclonius". Lucy é uma das experiências e afigura-se desde logo como a protagonista da animação.

A própria introdução desta personagem constitui o melhor momento, lançando desde logo o primeiro episódio como o melhor episódio de toda a série.

história garante-nos, sentimentos tristes por vezes. É complicado enfrentar isto dado que todos os personagens têm de lidar com rejeição, com uma intensa solidão bem como verdadeiras cenas de tortura e severos maus tratos, incluindo uma cena de violação.

Os protagonistas não detém muito em termos materiais, mas alguns destes, não têm sequer alguém que se preocupam por eles, sobretudos em jovens revoltados e com desejo de vingança, enquantos os outros são capazes de partilhar um pouco que têm. 

Talvez a Lucy seja uma excepção no inicio é gentil, todo o processo violento e doloroso que a modifica a sua essência para um desprezo incondicional pela vida alheia, não evita a que ela tenha uma dupla personalidade, preservando-a com um lado surrealmente puro.

As duras cenas de violência, abuso ou absoluta nudez acaba por um anime um pouco polémico 

A sua banda sonora reflecte o seu lado mais triste do anime, mas também com alguma inquietação ou até mesmo terror.

Enquanto ao encerramento do anime "Be Your Girl", desvia-se do padrão imposto pela banda sonora, é alegre e uma das músicas mais fortes associadas a Elfen Lied.

Para concluir adorei ver.

EXTRA:

Imagens da abertura e encerramento de Elfen Lied com inflências de Gustav Klimt:

"O Beijo" (1907-1908) - Abertura

"Retrato de Maeda Primavesi" (1913) - Abertura

"Retrato de Adele Bloch-Bauer I" ou "Adele de ouro" (1907) - Abertura

"Maria de Munck Gustav Klimt" ( 1917-1918) - Abertura

"O Abraço" (1905-1909) - Abertura

"Wasserschlangen I" ou "Serpentes da agua" ou "Namoradas" (1904-1907) - Abertura

"Adão e Eva" (1917) e "As três idades" (1905) - Abertura

"As três idades" (1905) - Abertura

"Danae" (1907) - Encerramento

Para informação mais completa: Elfen Lied Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores